Residência Itatiaia II

Residência artística na comunidade de Itatiaia, Minas Gerais, organizada pela galeria quartoamado à convite da Associação de Moradores de Itatiaia. No vilarejo pacato de cerca de 300 pessoas, 6 artistas se revezaram para pintar as casas dos moradores.

Itatiaia é um destes paraísos perdidos entre as montanhas de Minas Gerais. Comunidade de Ouro Branco, e no meio do caminho entre a cidade e Ouro Preto, daqui é possível ver as luzes de Lavras Novas e o ritmo de Santa Rita, vizinhanças alardeadas pela busca do Ouro, das Pedras, e de todo um preciosismo barroco que invadiu a região nos idos do século 18. Habitada por cerca de 300 pessoas, 70 casas, e a terceira igreja mais antiga do estado, Itatiaia, depois de 300 anos de sua fundação, ainda é uma pérola em processo.
.
À convite da Associação dos Moradores de Itatiaia, a galeria quartoamado integrou a partir de maio de 2014 este processo da vila. Pensando e refletindo a história, as cores e os materiais da região. Entendendo e preservando o estado dos muros e das casas. Pintando, sem intervir, e iluminando o lastro do brilho da saudade dos rebocos e dos tijolos que revelam uma pedra bruta a ser lapidada.
 
Na segunda etapa da Residência Itatiaia tomou formas entre o frio inverno de 2014. Depois de receber os artistas plásticos Clara Valente e Thiago Alvim, em Maio, o distrito de Ouro Branco abrigou em Julho os artistas Luís Matuto e Baba Jung.
 
Abaixo algumas das pinturas desenvolvidas por Luis Matuto.
 
Texto: Bernardo Biagioni
Fotos: Fernando Biagioni e Luiza Ananias
Vídeo: Fernando Biagioni
 
 
Back to Top